Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribunap/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Prefeitura de Caetité está realizando importante ação voltada aos animais de rua da cidade
 
Terça, 18 de Junho de 2019  
 

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um importante trabalho de resgate e cuidado no atendimento de animais de pequeno porte (cães e gatos) e no controle de zoonoses. Aos poucos os animais sendo recuperados e encaminhados para a adoção.

Através da Divisão de Zoonoses Urbanas (DIZOU), a secretaria de Saúde está responsável por diversas ações relacionadas ao controle dos avanços de zoonoses urbanas, dentre essas doenças destacam-se a leishmaniose e a raiva, doenças estas que podem ser fatais para os seres humanos.

A DIZOU está responsável por diversas ações relacionadas ao controle dos avanços de zoonoses urbanas, dentre essas doenças destacam-se a leishmaniose e a raiva, que podem ser fatais para os seres humanos.

“Como medida principal contra a disseminação da raiva urbana são realizadas campanhas de vacinação em todo o município, com pontos estratégicos em todos os distritos e comunidades, assim como vários postos de vacinação na sede da cidade. Outra medida que permanece sempre preparada é o recolhimento de cães e gatos suspeitos de estarem contaminados. A equipe de captura e recolhimento é treinada para a atividade e todos são imunizados através de vacinação contra raiva”, explica o médico veterinário responsável pela DIZOL, Paulo Victor.

Os animais errantes, ou seja, aqueles cães e gatos que não possuem dono, vivem pelas ruas e periferias, ou possuem dono, mas estão sempre nas ruas, representam um grande problema socioambiental. Tais indivíduos se reproduzem descontroladamente, aumentando a população, disseminado doenças e espalhando lixos sujando as ruas.

“Para controle da natalidade está sendo ajustado o programa de esterilização dos animais errantes. Após a captura, são realizados exames de triagem para excluir doenças, principalmente a leishmaniose. Os animais sadios são direcionados em primeiro lugar para adoção. Entende-se que o quanto antes estes animais forem para algum lar, melhor para o próprio animal e para o município, pois assim a população de rua e do canil é reduzida.”, destaca a secretária de Saúde, Cynthia Lopes.

Desde a retomada do programa foram doados 31 cães, entre filhotes e adultos.

O prefeito Aldo Gondim destacou a importância do trabalho realizado pela DIZOU. “Num esforço imenso da nossa administração, estamos enfrentando, com a ajuda da sociedade, essa questão séria dos animais errantes. Com esse novo canil e uma equipe competente como a do DIZOU, temos totais condições de realizar um trabalho sério e que seja referência na região”, afirmou o chefe do Executivo.

DIRECOM


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.