Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribunap/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Valença prepara festa para receber baiana da seleção brasileira de ginástica rítmica
 
Quarta, 13 de Maio de 2009  
 

As atenções das integrantes do projeto Programa de Formação Esportiva - Ginasta do Futuro de Valença, que tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), estarão voltadas desta sexta-feira até domingo (dia 17) para a baiana Gabriela Brentan, integrante da Seleção Brasileira, acompanhada por sua técnica Joseane Coelho, e pela atleta Eliana Santos, vice-presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Gabriela vai se apresentar em caráter beneficente no Ginásio de Esportes de Valença, inaugurado recentemente pela Sudesb. Já a treinadora vai ministrar uma aula de alto nível para as ginastas valencianas.

O projeto, coordenado pela equipe de ginástica rítmica Top Gym de Valença, tendo a frente a professora Gilcélia Barbosa, conhecida carinhosamente como pró Gil, vem desenvolvendo um belo trabalho social com crianças e adolescentes, entre 7 e 19 anos, através do esporte e lazer. Ela disse que o programa aplicado no município despertou o interesse da vice-presidente da CBG, Eliana Santos, durante a seletiva brasileira, quando Gil acompanhou a delegação baiana com a professora Sílvia Sacramento. Agora também estamos tendo o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, o que nos deixa muito esperançosos em ampliar o nosso projeto, diz. Ela revela ainda que a cidade Taperoá demonstrou interesse em implantar este projeto no município.

A cidade está preparando uma grande festa para receber Gabriela Brentan que é motivo de inspiração para nossas meninas. Elas deram um show durante apresentação de ginástica rítmica na reinauguração da nossa praça esportiva, chamando inclusive a atenção do governador Jaques Wagner, disse Diana Farias, presidente da Câmara de Vereadores de Valença.

Para Gilcélia Barbosa o projeto vem surpreendendo com resultados positivos. O nosso objetivo inicial era tirar essas meninas de um grupo de risco, além de levar a ginástica rítmica até a comunidade que não conhecia esta prática esportiva, mas elas alcançaram um nível de desempenho que surpreendeu. Algumas delas inclusive receberam convite para participar de torneio a nível nacional, como Marília Cruz de 11 anos, que impressionou a técnica da seleção brasileira Mônica Melo. De acordo com a treinadora, a atleta de Valença tem perfil para ginasta de seleção. “Isso nos surpreende e nos deixa muito orgulhosos conta Gil.

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

Um exemplo de força e determinação, assim é a história de vida da professora Gilcélia Barbosa, idealizadora e responsável pelo Programa de Formação Esportiva – Ginasta do Futuro, que desde 1995 vem incentivando o esporte e já atendeu mais de 100 crianças. Tudo começou quando Gil se mudou de Salvador para Valença. Na época ela fazia ginástica rítmica, com a professora Sílvia Sacramento. Tive que interromper minha carreira, onde participava de jogos e torneios estaduais, e aos 16 anos fui para uma cidade onde ninguém conhecia a pratica da GR. Comecei então a treinar aeróbica de competição e conquistei a medalha de bronze na categoria Trio, do Campeonato Nacional Rainha, lembra.

Durante apresentações de eventos filantrópicos Gilcélia passou a conhecer a carência, de ordem financeira e emocional, das meninas locais. Lembrava então que já tinha passado pela mesma situação na sua infância. Caçula de cinco irmãos, todos adolescentes e adultos, a professora viveu de perto o drama das drogas e bebidas alcoólicas. Meu irmão mais velho era dependente e sempre convivi com muitas brigas em casa. Minha superação se deu através da ginástica. A treinadora conversava muito com a gente, exigia que tirássemos boas notas, além de incentivar na prática esportiva. Daí, em Valença, me veio à idéia de criar um projeto em que a GR fosse um atrativo para essas meninas que passam por sérios problemas sócias, dificuldades financeiras, e muitas vezes vendem o corpo para sobreviver. conta.

De acordo com Gilcélia Barbosa, ela procurou instituições para contribuir com a parte pedagógica. Buscou apoio do Projeto Mutá, da primeira Igreja Batista de Valença, e do Projeto Restaurar, da Face – Faculdade de Ciências Educacionais de Valença. No inicio eram só oito meninas, hoje são mais de 50, e com o apoio da Sudesb, queremos dobrar este número em participantes. A partir de agora, as aulas vão acontecer no novo ginásio de esportes, o que vai motivar ainda mais nossas alunas, finalizou.

Foto: Divulgação ASCOM/SUDESB


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.