Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribunap/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Caetité: Geólogo francês ministra curso para técnicos do setor nuclear
 
Quinta, 25 de Junho de 2009  
 

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) promoverão durante a próxima semana, de 29 de junho a 04 de julho, o curso de Geologia de Urânio, ministrado pelo geólogo francês Michel Cuney, da Universidade de Nancy. O curso será realizado na Unidade de Concentrado de Urânio (URA) da empresa, em Caetité/BA. Participarão do curso empregados da área de geologia e mineração da INB, além de convidados de empresas que desenvolvem trabalhos em conjunto com a estatal, como o CPRM (Serviço Geológico do Brasil), CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) e CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear).

O curso será dividido em duas etapas: prática e teórica. Durante os primeiros quatros dias do curso, o geólogo apresentará os tipos de depósitos de urânio que ocorrem no mundo. Já o último dia do curso foi reservado para uma visita de campo à unidade, onde os participantes terão a oportunidade de ver na prática o aprendizado adquirido durante os primeiros dias de curso.

O convite para a palestra foi feito pelo geólogo Mozart Câmara, da INB, em 2007, quando o francês integrava uma equipe da empresa AREVA - multinacional francesa do setor nuclear - que visitou às unidades de Caetité e Santa Quitéria/CE. Na opinião de Câmara, Cuney está entre os dez melhores profissionais do mundo na área. Formado em Geologia, Cuney é doutor pela Universidade de Nancy, na França, pesquisador e especialista em geoquímica de urânio. Trabalha como consultor internacional realizando estudos para empresas de mineração de urânio.

Visita à região do Rio Cristalino

Ao final do curso, o geólogo será convidado para participar de uma missão de campo na região do Sul do Pará, onde estão sendo realizados alguns trabalho de investigação preliminar na área do Projeto Rio Cristalino. Para Câmara, esta é uma importante oportunidade para a área mineral da INB.

- Cuney é um especialista que conhece todos os principais depósitos de urânio no mundo. Suas observações serão de suma importância para que possamos, em seguida, programarmos os trabalhos calcados na orientação do especialista, ressalta Câmara, destacando que a visita à região tem como objetivo “verificar o contexto geológico e começar a avaliar as reais possibilidades de se encontrar depósitos uraníferos importantes naquela região”.

Mário Moura - Coordenador de Comunicação Externa da INB


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.