Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribunap/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Barragem de Cristalândia é solução para escassez de água na Região de Brumado
 
Quarta, 01 de Julho de 2009  
 

A conclusão da Barragem de Cristalândia vai solucionar definitivamente os problemas de Brumado referentes à escassez de água potável durante longos períodos de estiagem. A obra conta com recursos da ordem de R$ 6,8 milhões e será concluída nos próximos seis meses, quando vai operar com sua capacidade total de 16,7 milhões de metros cúbicos.

A previsão de chuvas na região de Brumado é para outubro deste ano, quando o grande reservatório estará pronto para acumular as águas que chegarão através da calha do Rio de Contas.

Se o regime de chuvas ocorrer como previsto, na próxima estiagem não haverá falta d água para abastecer os cerca de 67 mil habitantes da zona urbana e rural de Brumado. A barragem cheia, durante a seca, terá condições de fornecer para o sistema de abastecimento da cidade 617 litros por segundo (l/s) de água bruta que segue para tratamento, garantindo uma vazão de distribuição média de 140 l/s, ou seja, condição de abastecimento igual a que ocorre em períodos normais.

O Governo do Estado, por meio da Embasa, com a perspectiva do funcionamento da nova barragem, está investindo na ampliação de redes distribuidoras na Cidade de Tanhaçu e na localidade de Ourives. O sistema de abastecimento de Tanhaçu, que antes só tinha o Rio Ourives como manancial, passou recentemente a captar água também no Rio de Contas, dobrando a oferta hídrica na cidade.

No município, 12 quilômetros de rede de distribuição estão sendo assentados e novas ligações implantadas para atender as cerca de três mil pessoas que não tinham acesso à água tratada. No Distrito de Ourives, antes abastecido com água bruta, a Embasa construiu uma unidade de tratamento e implantou três quilômetros de rede para atender os 560 moradores do local.

Colapso

Em 1998, o sistema de abastecimento de Brumado entrou em colapso devido a um prolongado período de seca na região, que resultou no desaparecimento no Rio do Antônio, deixando a cidade sem água durante 30 dias. Por conta disso, em 2005, a Barragem de Cristalândia, ainda em construção, começou a operar sem sua capacidade total de acumulação para abastecer a Cidade de Brumado. A Barragem do Rio do Antônio, com capacidade para acumular oito milhões de metros cúbicos, foi transformada em barragem reserva.

Agecom


 
 
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.