Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribunap/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Feiras Ambientais marcam a finalização dos trabalhos 2009 do Projeto Pedrinha de Ferro nos municípios de Caetité e Pinda
 
Quarta, 02 de Dezembro de 2009  
 

Com o objetivo de levar para fora dos muros das escolas tudo que aprenderam, os alunos do projeto de educação ambiental mostrarão em formato de Feiras as ações desenvolvidas durante o ano de 2009.

Aquecedor solar com garrafa Pet, eletroímã e pilha de limão, biodigestor, maquetes mostrando a captação de água das chuvas. Essas são algumas das ações que os cerca de 350 alunos do Projeto Pedrinha de Ferro apresentarão durante as três Feiras Ambientais que marcarão o encerramento das atividades de 2009. As Feiras acontecerão nos dias 2 de dezembro, na Escola Eponina Zita Gumes, em Caetité; no dia 8 de dezembro, na Escola Jerônimo Borges, em Pindaí; e no dia 11 de dezembro, na praça central de Brejinho das Ametistas.  “A idéia é que as atividades aconteçam durante todo o dia, sendo que pela parte da manhã, os alunos montarão a apresentação de seus trabalhos em estandes e pela parte da tarde o trabalho será em campo, mobilizando as comunidades locais”, afirma Adelice Rosa Teixeira, coordenadora do Pedrinha de Ferro.

Os trabalhos de finalização foram definidos pelos próprios alunos, em conjunto com os professores e alinhados com a equipe do Pedrinha de Ferro. Em cada escola haverá trabalhos específicos a serem apresentados. Todos com as características e apontando para as necessidades refletidas em cada grupo escolar. Em Caetité o assunto principal será lixo. Os alunos da Escola Eponina Nunes, na sede, e Dácio Oliveira, em Brejinho, farão demonstrações de diversas práticas ambientais com o foco em coleta seletiva, reciclagem, entre outros. Já em Pindaí, os alunos da Escola Jerônimo Borges resolveram trabalhar com o tema água e reflorestamento. Dentre as atividades desenvolvidas, estará um plantio com mudas de espécies nativas da região.

Apesar do foco em cada escola ser diferente, em uma coisa os alunos concordaram: a presença da comunidade é fundamental para que o trabalho de conscientização seja ampliado. Por essa razão, pais e comunidade em geral serão convidados a prestigiarem as Feiras e participarem das oficinas. E a mobilização ficará por conta dos próprios alunos. “Montamos uma estratégia de divulgação que temos certeza que fará toda a diferença na mobilização das pessoas para conhecerem o trabalho desenvolvido pelo Projeto. Os alunos gravarão mensagens para serem veiculadas em carros de som e rádios comunitárias. A empolgação das crianças é emocionante. Todos estão convidados a ver de perto e porque não, aprender um pouco mais com os meninos do Pedrinha”, afirma Mara Ledo, diretora da Casa Anísio Teixeira.      

O Projeto Pedrinha de Ferro é uma realização da Bahia Mineração em parceria com a Fundação Anísio Teixeira, com o objetivo de estimular a consciência ambiental em crianças e jovens residentes no entorno do Projeto Pedra de Ferro. Em 2009 participaram do Projeto, alunos das 2as e 4as séries do ensino fundamental, das escolas Eponina Zita Gumes, em Caetité, Dácio Oliveira, em Brejinho, e Jerônimo Borges, em Pindaí.

“A Bahia Mineração entende que a educação ambiental precisa ser incentivada em crianças e jovens, por isso desenvolve o Projeto Pedrinha de Ferro que nada mais é que uma ferramenta para que haja um reforço nas discussões sobre temas como preservação ambiental, desenvolvimento sustentável, entre outros. A nossa empresa entende que esses assuntos são importantes para a formação de cidadãos mais conscientes. O Projeto foi um sucesso esse ano e por essa razão continuará em 2010”, afirma Amaury Pekelman, Gerente Geral de Comunicação e Desenvolvimento Sustentável da BAMIN.   

 

Mateus Ribeiro - Via Press Comunicação


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.