Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribunap/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Igaporã: Depois do pesadelo, Barragem da Torta vira realidade
 
Sábado, 06 de Março de 2010  
 

Iniciativa de prefeito foi decisiva para retomada das obras


Considerado o maior investimento financeiro e social da história política e administrativa de Igaporã e Matina, depois de se transformar em pesadelo para autoridades e para a própria população dos dois Municípios, a Barragem da Lagoa da Torta finalmente se transforma em realidade. Há exato um ano em que o Prefeito Newton Francisco Neves (Neto) Cotrim (PR) acompanhado do Deputado Estadual Gilberto Brito (PR) se reuniu com o Governador Jaques Wagner (PT) para pleitear a retomada dos serviços de construção do barramento paralisados há três anos, e sem perspectivas de ser reiniciada, a Obra encontra-se com 90 por cento do projeto executado. A retomada dos serviços aconteceu imediatamente após a reunião com o Governador, revertendo o sentimento de desesperança e descrédito que tomava conta de todos.

A Obra – Medindo aproximadamente 170 mts de extensão, incluído o sangradouro, e outros 18 mts de altura a barragem está praticamente pronto restando para conclusão apenas a urbanização das mediações do barramento, e a conclusão do sangradouro em fase de nivelamento em concreto. O leito do lago que faz parte do Rio Santo Onofre, um dos afluentes do Rio São Francisco, tem 14 km de extensão e capacidade para armazenar 16 milhões de m3 de água ou 160 milhões de litros de água sendo suficiente para atender cerca de 30 mil pessoas dos Municípios de Igaporã e Matina pelo período de 10 anos.

Investimentos – Inicialmente o projeto de construção da Barragem da Lagoa da Torta com sistema de abastecimento de água (adutoras, sistema de bombeamento, e nova estação de tratamento de água) previa investimentos da ordem de 11 milhões de reais, no entanto, ao se somar os demais investimentos com aditivos ou reajustes (chega-se ao total de 15 milhões de reais), e ainda os investimentos com a execução das ações condicionantes para amenizar os impactos sofridos pela população da região (2,3 milhões de reais), juntando-se a esses valores os investimentos com a elaboração de projetos e fiscalização dos serviços (1,5 milhão de reais), além dos investimentos com indenização a proprietários de terras atingidas pela construção da Barragem (2 milhões de reais), e investimentos que serão aplicados no desmatamento da área atingida e limpeza do vão do lago (2 milhões de reais) o total de investimento se aproxima dos 23 milhões de reais superando qualquer outro investimento já realizado nos dois municípios.

Condicionantes – Fruto de muita discussão, polêmica e reivindicações por parte da população atingida pela construção da Barragem da Lagoa da Torta, as condicionantes foram licitadas neste inicio de ano, e os serviços já estão sendo executados. Com prazo de 120 dias, será construída uma nova estrada, um novo sistema de abastecimento de água para a região, rede de energia elétrica, além da construção de passagens molhadas e da disponibilização de duas Balsas para uso dos moradores visinhos ao grande lago que deverá ser formado.

Previsão para conclusão – Com as obras de construção da Barragem e do sistema de abastecimento de água em fase de conclusão, os serviços de construção da nova estação de tratamento de água, e a execução das condicionantes demandarão um pouco mais de tempo, porém a estimativa de técnicos envolvidos nas obras é que até o final do mês de junho do corrente ano, o projeto seja executado em sua plenitude.  Sessenta homens trabalham em ritmo acelerado para concluir os trabalhos.

Turismo e lazer – Os municípios de Igaporã e Matina são profundamente carentes de áreas de lazer e entretenimento, no entanto, as autoridades dos dois municípios terão, desde que cheio o leito do lago, a grande oportunidade para injetar ânimos na economia local, e alegria na vida da população. A Obra foi projetada para resolver em definitivo os problemas do abastecimento de água de Igaporã e Matina, mas os benefícios para as duas populações poderão ir além. A área posterior ao barramento poderá ser utilizada para a construção de um balneário “será preciso à intervenção das autoridades municipais na elaboração de um projeto, e na viabilização de recursos financeiros para executá-lo, se isto acontecer, certamente, dias muito mais felizes contemplarão as populações de Igaporã, Matina e até de outros Municípios”, afirmam os técnicos que atuam na execução das obras.

O que diz o Prefeito Neto – Antes mesmo da conclusão das Obras, a Administração do Prefeito Newton Francisco Neves (Neto) Cotrim já tem muito a comemorar. A começar pelo atendimento do pedido feito ao Governador Jaques Wagner que sensível aos interesses dos Municípios de Igaporã e Matina autorizou a imediata retomada dos serviços. Pode se levar em consideração ainda o fato de que a Obra só foi retomada graças ao prestigio político do Prefeito Neto e do Deputado Estadual Gilberto Brito junto ao Governo do Estado, e principalmente, é real a possibilidade de solução em definitivo do terrível problema de abastecimento de água dos dois Municípios. “Estamos felizes por tudo que está acontecendo”, afirmou Newton Cotrim. Para o prefeito, o momento é de grande expectativa “o futuro próximo será de muitas alegrias para todos de Igaporã e de Matina, mas também para o governador Jaques Wagner que não tem medido esforços para a conclusão desta que consideramos uma das mais importantes obras de infra-estrutura desta região”, concluiu. 

 


Lucimar Almeida


 
 
Untitled Document
 Comentários:
.1
Segunda, 06 de Setembro de 2010 | 11:50  
maria eduarda silva teixeira
júlia é izata
 
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.