Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribuna/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
“África recebe auxílio da China”
 
Terça, 10 de Novembro de 2009  
 

O continente africano o menos privilegiado com o processo de globalização, vítimas de conflitos étnicos, pouca integração comercial, com sistema de cultura de tradições primitivas, onde o culto ao animismo, supera ao das religiões conhecidas pelas sociedades orientais e ocidentais, enfrenta o preconceito de investimentos internacionais, provocados pelas instabilidades políticas da região.
         
Mas esta realidade começa a mudar, com investimentos de empresas brasileiras e agora com a política estratégica internacional do governo Chinês, dos quais, em reunião em SHARM EL-SHEIKH, Egito, no Fórum China-África o anúncio de Wen Jiabao, primeiro-ministro da China que concederá empréstimos de US$ 10 bilhões para auxílio financeiro dos países e apoio na segurança e difusão da paz no continente.
         
Com esta realidade o governo chinês pretende ampliar seu campo de atuação em áreas de projetos de sustentabilidade, com a criação de 100 projetos de energia limpa, intercâmbio científico e educação.
         
O volume de negócios chineses no continente aumentou no período de 2003 a 2008, somente 1.430%, e pretende ser intenso nos próximos 3 anos.
          
Segundo o Presidente Egípcio Hosni Mubarak, esta reunião irá auxiliar no processo de segurança e paz do continente. 
          
A África possui problemas sociais básicos, desde alimentação, saúde, moradia, como secas, falta de moradias, intolerância entre tribos rivais, regados de vários golpes políticos, agravado com o efeito da crise internacional, muitos países que recebiam ajuda humanitária viram os seus escassos recursos secarem com a crise externa.
          
Sabemos que o processo de globalização domina o cenário internacional, a possibilidade de investimentos no continente africano pelo governo chinês irá salvar vidas, auxiliar financeiramente alguns países e quem sabe auxiliar no desenvolvimento e no avanço de políticas sociais humanista no continente africano.

 


Welinton dos Santos - É Economista e Psicopedagogo, Membro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Delegado de Economia de Caçapava, Ex-Coordenador do Projeto URB-AL - União Européia e América Latina - rede 7, Palecistra, conferencista nacional, Colaborador de Projetos Sociais, dentre outros.

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.