Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribuna/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Um alerta! “Como se proteger de tremores de terra”
 
Quinta, 21 de Janeiro de 2010  
 

Com os abalos sismológicos ocorridos no Nordeste de grau 4, como anunciado pela TV, faz-se necessárias algumas orientações preventivas à população brasileira para eventuais situações de tremores de terra.
        
No grau 4 as pessoas ficam com medo, no 5 as pessoas têm certa dificuldade em tomar certas precauções, no grau 6 superior as pessoas só conseguem gatinhar, no grau 7 como ocorreu no Haiti, as pessoas ficam à mercê do tremor e geralmente não conseguem se movimentar.
        
Nenhum país do mundo pode se dar ao luxo de dizer que está livre de fenômenos desta natureza em virtude das mudanças climáticas globais.
        
Em ocorrendo tremores de terra e estar dentro de uma residência procure afastar-se de móveis e lustres e abrigar debaixo de mesas ou batentes de portas resistentes.
        
No caso de estar em ambiente externo, fiquem longe de morros, beiras de rios e encostas, além do litoral para não ser surpreendido pelas ondas.
        
Não há necessidade de abandonar o imóvel caso não haja risco de desmoronamento, mas é necessário desligar imediatamente o gás, além de eletrodomésticos, deixando ligado apenas a TV ou rádio para ter idéia das notícias e siga orientação das autoridades públicas. Não acreditar em boatos. Em caso de incêndios, apagar os focos e auxiliar os vizinhos no socorro.
        
Logo após os abalos verificar com urgência os idosos e as crianças. Procure ir para parques, praças, áreas verdes ou terrenos vazios, locais com segurança garantida contra até incêndios que geralmente são provocados após terremotos de nível mais elevado.
        
Em situações emergenciais assim, muitos serviços de infra-estrutura ficam interrompidos por vários dias, como caso de fornecimento de água, luz e gás, portanto mantenham água e comida por três dias para cada pessoa de sua família.
        
Os abalos sísmicos acontecem mais do que imaginamos, mas poucos têm de fato grande intensidade com vítimas, mas a precaução sempre é o melhor remédio.
         
Algumas questões sobre socorros a vítimas ou o que fazer em situações de desastres naturais deve ser ensinado nas escolas e nas comunidades organizadas da sociedade civil, para evitar dores e auxiliar no apoio e socorro as vítimas.
         
Enchentes, trombas d’água, ciclones e agora tremores acontecem no Brasil, portanto é o momento de ensinar a como proceder nestas situações, em questões básicas como: Qual o lugar mais seguro da casa? Quem vai ajudar as crianças e os idosos a deixar o local? Quais são os números de emergência? O que cada um deve levar ao sair da casa? Qual o ponto de encontro da família? Qual o local mais seguro próximo a sua residência? Dentre outros.
         
A solidariedade nem sempre é o suficiente em momentos como este, portanto vamos garantir a segurança de nossos familiares e de toda família brasileira.

 

Welinton dos Santos - É Economista e Psicopedagogo, Membro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Delegado de Economia de Caçapava, Ex-Coordenador do Projeto URB-AL - União Européia e América Latina - rede 7, Palecistra, conferencista nacional, Colaborador de Projetos Sociais, dentre outros. 


 
 
Untitled Document
 Comentários:
.1

Warning: mktime() expects parameter 5 to be long, string given in /home/tribuna/public_html/antigo/comentario.php on line 59
Quinta, de de |  
 
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.