Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribuna/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
“O comércio varejista em 2010”
 
Sábado, 30 de Janeiro de 2010  
 

No cenário econômico de 2010, o comércio varejista merecerá destaque não só pelo crescimento esperado, mas também como um impulsionador do emprego.
       
Os números são otimistas, enquanto que a economia como o todo espera crescer algo em torno de 5% a 6%, o comércio varejista almeja crescer mais de 10% em 2010.
       
Existem expectativas que o setor de franquias crescerá mais de 15%.
       
A razão do crescimento tão esperado é o aumento da disponibilidade de crédito, permitindo planejamento de compras.
       
Com as facilidades do crédito, economia aquecida, situação demográfica favorável ao crescimento e diminuição da inadimplência em mais de 24% para quem ganha até R$ 2.000,00, mostram sinais de um mercado promissor.
       
Grandes redes varejistas pretendem implantar centenas de novas lojas espalhadas pelo país. Compete aos pequenos varejistas a especialização, ou seja, preparar-se para a concorrência através da busca de aperfeiçoamento de suas atividades, investindo em qualidade, bom atendimento e dinâmicas diferentes de abordagem e respeito ao cliente.
       
Hoje no mercado existem muitas ferramentas disponíveis aos empreendedores que querem garantir sucesso aos seus negócios. O papel do SEBRAE e SENAC como agentes de interlocução e desenvolvimento do conhecimento do setor são de suma importância para enfrentar a concorrência em um mercado cada vez mais globalizado.
       
Um outro fator é relevante para analisarmos o porquê do crescimento do setor varejista, nos últimos 6 anos houve um aumento real de 9% na renda do poder de compra de 30% da população de menor renda, isto representa mais eletrodomésticos, roupas, acessórios, móveis, comida e até lazer na residência do brasileiro.
       
Com a evolução do comércio e principalmente do crédito, o brasileiro pode até comprar pacotes turísticos pagando R$ 50,00 por mês, abrindo possibilidades de nichos de negócios no turismo em todos os cantos do país.
       
Existem dois pontos que ainda interferem na melhoria do comércio, primeiro a alta carga tributária dos produtos brasileiros e segundo a baixa qualificação profissional em boa parte dos empresários e empregados do comércio.
       
Em 2009 houve um aumento de 17,9% no crédito a pessoa física, com tendências de aumento neste ano. O setor da construção civil estará em expansão para atender a demanda do mercado.
       
O dinamismo da economia surpreende, mas seja cauteloso quanto a financiamentos de médio e longo prazo, pois a economia ainda está muito volátil. Investir em mercadorias, equipamentos, instalações e bens é a melhor garantia frente a um mercado internacional instável.
        
A competição no sistema financeiro está permitindo ao comércio a possibilidade de criar linhas alternativas de vendas em que o consumidor é o mais favorecido. Pesquise todas as linhas de créditos disponíveis no banco com que negocia e também com outras instituições financeiras como as empresas gestoras de cartão de crédito para aumentar as suas vendas.
        
Em mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de troca cada vez mais complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivências das empresas. Aprenda que o melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente. Sucesso e boas compras!        

 

Welinton dos Santos - É Economista e Psicopedagogo, Membro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Delegado de Economia de Caçapava, Ex-Coordenador do Projeto URB-AL - União Européia e América Latina - rede 7, Palecistra, conferencista nacional, Colaborador de Projetos Sociais, dentre outros.

 

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.