Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribuna/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Caculé implementa a AIP (Avaliação Institucional Participativa)
 
Sábado, 24 de Novembro de 2018  
 

O Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura vem realizando ações sob a ótica do processo colaborativo toda a rede, com interação de projetos e atividades pedagógicas.

Um dos exemplos é a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas unidades escolares e a produção do documento curricular pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular.

É sob esta perspectiva de continuidade de um trabalho baseado na democracia, diálogo e coletividade, que a SMEC do Município de Caculé vem realizando a Avaliação Institucional Participativa, uma iniciativa que está alinhada à qualidade educacional e responsabilidade coletiva e é pioneira na Educação do Município.

A implementação da AIP iniciou-se com a elaboração do PME (Plano Municipal de Educação). Ele está previsto nos incisos I e II do Art 157 da lei orgânica do Município e nas Diretrizes, Metas e estratégias da Lei Municipal nº 350/2015. Essa elaboração contou com uma Comissão composta por Profissionais da Educação da Rede Municipal de Caculé, que foram membros da Secretaria Municipal de Educação e das unidades escolares, nomeados a partir da portaria SME nº. 45/2018, publicada no Diário Oficial do Município em 12/09/2018.

O objetivo do Plano é orientar o desenvolvimento de uma educação de qualidade a partir de parâmetros básicos para a implementação da política da Avaliação Institucional Participativa.

As etapas indicadas para a Avaliação e já realizadas são:

- Em setembro, coleta de dados com a colaboração de gestores, professores e coordenadores das escolas de Educação Infantil e turmas do Ciclo de Alfabetização. A metodologia utilizada como meio de avaliação para a clientela infantil, se deu por meio de rodas de conversas, placas coloridas e roteiro de questões. O Conviva colaborou neste processo, com a ferramenta Espaços Escolares, uma parte utilizada para a avaliação das escolas na Educação Infantil e nos ciclos.

- Ainda em fins de setembro, preenchimento dos formulários online para avaliação institucional realizado por gestores, professores e coordenadores das escolas das turmas do 4º ao 9º ano.

- No início de outubro, preenchimento dos formulários online por gestores, professores, funcionários e técnicos da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.

- Em meados de outubro, famílias e comunidade extra-escolar utilizaram o formulário online para as suas avaliações.

Algumas das próximas etapas prescritas no Plano da AIP ainda estão em andamento, com perspectiva de sistematização dos resultados e produção do texto diagnóstico previstos para meados do mês de novembro. Isso vai favorecer nossas próximas ações porque construiremos os documentos norteadores de nossas atividades com base em nossa realidade e necessidades.

A Avaliação Institucional Participativa, sendo um processo contínuo e democrático, é uma política pública de comprometimento com a melhoria da qualidade educacional como um todo, levando em consideração as várias percepções de seus atores, seja na detecção de sucessos e dificuldades, seja na proposta, no acompanhamento e na intervenção na busca dessa qualidade.

Todas as ações realizadas no trajeto da AIP no município de Caculé, desde a elaboração de seu plano à efetivação da coleta de dados nas instituições avaliadas, compreendem uma experiência inovadora para a educação no âmbito local.

ASCOM 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.