Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribuna/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Ivana e comitiva da Missão Califórnia Lixo Zero conhece as boas práticas em Florianópolis
 
Terça, 16 de Abril de 2019  
 

Como desdobramento da Missão Técnica Califórnia Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero e pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na cidade de São Francisco (CA), a deputada Ivana Bastos e comitiva da Unale estiveram nos dias 15 e 16 de abril em Florianópolis (SC). Na cidade, os parlamentares desembarcaram com a tarefa de conhecer o processo de gerenciamento de resíduos sólidos, nesta considerada a primeira capital 100% lixo zero no Brasil. Durante a viagem, os parlamentares também receberam o certificado da missão.

Para Ivana Bastos, a viagem a Florianópolis, cidade referência na gestão do lixo no país, é uma oportunidade de colher boas práticas para buscar a implementação no estado. “Precisamos mudar os índices de geração de lixo em nosso país. Inicialmente, precisamos nos pautar nos exemplos que deram certo, buscando dialogar com governantes, assim como sensibilizar a população para a responsabilidade e engajamento. A gestão dos resíduos sólidos é uma responsabilidade de todos nós”, destacou Ivana.

Na cidade, a comitiva iniciou a série de visitas com um encontro na prefeitura onde foi recebida pelo vice-prefeito, João Batista Nunes, e técnicos especialistas na gestão de resíduos. Na oportunidade, foram apresentados dados, metas e o trabalho de conscientização e inserção da população no tratamento, reciclagem e compostagem do lixo.

Outra rica experiência na cidade foi a visita ao supermercado Lixo Zero. No estabelecimento, a equipe verificou algumas das práticas sustentáveis adotadas, bem como teve a oportunidade de conhecer parte da operação que a rede adotou para conseguir desviar 95% dos seus resíduos de aterro.

Ainda no cronograma de visitas técnicas, a equipe conheceu o Condomínio Lixo Zero para verificar a implementação de um residuário e seu funcionamento. “Essa missão nos permite vivenciar esses exemplos que nos entusiasma para arregaçar as mangas para levar o conceito do Lixo Zero e as boas ações para o nosso estado”, destacou.

A comitiva visitou também um dos pátios da empresa Comcap – responsável pela coleta de resíduos na cidade de Florianópolis. Na localidade conheceram o destino das podas de jardins e parques da cidade, a compostagem dos resíduos orgânicos feita em leiras termofílicas aeróbicas; além de conhecer a estação de transbordo onde os resíduos da coleta comum chegam nos caminhões e são destinados para o aterro.

Ainda durante a visita a Florianópolis, uma passada pela Associação de Catadores (ACMR) para verificar todo o trabalho de segregação e venda dos materiais realizados pelos associados. A comitiva visitou também o Museu do Lixo e pode presenciar todo o valioso trabalho de educação ambiental.

E as boas práticas não cessam em Florianópolis. O Projeto Família Casca, louvável iniciativa que promove o envolvimento comunitário na reciclagem dos resíduos orgânicos também foi um dois locais visitados. Como fruto desse trabalho no projeto, se obtêm a redução do lixo enviado aos aterros sanitários, através do processo de compostagem, além de proporcionar a geração de adubo para o uso em plantio nas residências dos envolvidos.

Camila Queiroz / Jornalista - SRTE 4752
Assessoria de Comunicação


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.