Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribunap/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Projeto de Ivana Bastos prevê a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos na Alba
 
Quarta, 29 de Maio de 2019  
 

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o Projeto de Resolução nº 2774/2019, de autoria da deputada Ivana Bastos, que determina a destinação adequada de resíduos sólida orgânico produzida no Legislativo baiano por meio dos processos de reciclagem e compostagem. “A proposta visa desenvolver uma gestão de resíduos sólido racional na Alba, descentralizada e ambientalmente equilibrada”, expressou a parlamentar dizendo ainda que o gerenciamento das atividades deverão ser monitorados por setores determinados pela presidência da Casa.

Na proposta a parlamentar explica que a ideia surgiu após a participação na Missão Califórnia Lixo Zero, junto à delegação União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), onde presenciou de perto diversas boas práticas realizadas na Califórnia, local referência no gerenciamento dos resíduos sólidos; bem como na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

“Dessas duas missões nos Estados Unidos e em Florianópolis, cidade referência na gestão do lixo no país, colhemos algumas iniciativas inovadoras para buscar a execução no estado, de novas formas no tratamento dos resíduos sólidos”, destacou.

De acordo com a Resolução apresentada pela deputada, devem ser priorizadas as iniciativas comunitárias, coletivas ou de cooperativas de catadores, em especial, o projeto Recicla Alba, iniciativa de reciclagem desenvolvida pela Casa.

A deputada diz ainda que a implementação da mudança deve ser realizada de forma gradual, focando em um primeiro momento nos resíduos de poda, varrição e jardinagem. Em seguida, a atuação passa para grandes geradores de resíduos alimentares.

Na matéria do projeto, a parlamentar informa que no Brasil, entre 2016 e 2017 foram gerados 214.868 toneladas diárias de resíduos sólidos. Em vigor desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) continua a passos lentos. A lei dava prazo de quatro anos para municípios fecharem lixões, mas o plano nacional ainda não está em vigor.

Ivana Bastos também esclarece que, na Bahia, do total de 417 municípios baianos, apenas 92 deles dispõem atualmente de um plano integrado para o manejo do lixo. No ranking do Perfil de Municípios Brasileiros, o estado é o segundo com o menor número de cidades que contam com o plano, fica atrás apenas do Piauí. “Precisamos fortalecer ações sustentáveis por meio de legislações eficientes na Casa Legislativa, com o intuito de servir de exemplo e estímulo para que novas iniciativas ambientais sejam efetivadas no estado”, destacou Ivana Bastos.

Camila Queiroz / Jornalista - SRTE 4752
Assessoria de Comunicação


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.