Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Campanha recomenda informação, água e sabão para prevenir câncer de pênis
 
Sexta, 24 de Julho de 2009  
 

O Brasil será o segundo país do mundo a possuir uma política pública integral de saúde do homem. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (24) pelo presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), José Carlos de Almeida, durante o lançamento oficial, na Bahia, da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis, realizado no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS).

De acordo com José Carlos, o presidente Lula e o Ministro da Saúde, José Carlos Temporão, assinam no dia 7 de agosto, em São Bernardo do Campo, decreto oficializando a política de atenção à saúde do homem, medida que até agora só havia sido adotada pelo Canadá.

O lançamento da campanha, que, na Bahia, conta com o apoio das secretarias estadual e municipal da Saúde, teve como público, agentes comunitários de Saúde de Salvador, que lotaram o auditório e puderam conhecer o material educativo que está sendo utilizado (folderes, cartazes e filmes).

Representando o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Alfredo Boa Sorte, falou sobre a importância da campanha, destacando o papel dos médicos de saúde da família e dos agentes comunitários, “que estão mais próximos da população, o que nos dá a certeza de que a campanha chegará às comunidades e alcançará seu objetivo”.

Boa Sorte afirmou que os homens não possuem a cultura de cuidar da saúde, mas que esta deve ser uma prática regular, não só com relação ao câncer de pênis, mas também a outros problemas, como o câncer de próstata, o planejamento familiar e a impotência sexual, que pode causar depressão.

“Espero que a campanha sirva de alerta e se transforme numa prática rotineira de cuidados com a saúde”, enfatizou o superintendente, que chamou atenção para o pioneirismo da atual gestão da Sesab ao implantar uma área técnica de saúde do homem.

Grande demanda

O urologista Wagner Porto, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia/Regional Bahia, responsável pela coordenação da campanha no estado, agradeceu o apoio que está recebendo das secretarias estadual e municipal de Saúde, e reivindicou sua prorrogação, “tendo em vista à grande demanda que vem se observando na capital e em vários municípios do interior”.

Em nome dos agentes comunitários de Saúde, Paulo Cerqueira elogiou a iniciativa da SBU, principalmente por representar a quebra de um tabu. “Existe o tabu que homem não deve se cuidar, que a mulher é que deve procurar os serviços médicos. Fico feliz com a campanha e garanto que os agentes comunitários estão disponíveis para levar os esclarecimentos para as comunidades onde atuam”.

Com o slogan “Prevenir é fácil. Jogue limpo com seu amigo.”, a campanha prevê palestras e distribuição de material educativo em Salvador e mais 12 municípios – Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Jacobina, Paulo Afonso, Juazeiro e Barreiras. Serão realizadas também panfletagens no estádio de Pituaçu e no Barradão, durante os jogos entre Bahia e Vasco da Gama e Vitória e Coritiba, neste final de semana.

Está previsto também um mutirão para cirurgia de fimose, envolvendo os hospitais Roberto Santos, Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), Santo Antônio, Santa Isabel e Aristides Matez. Neste sábado (25) serão realizadas as primeiras cirurgias, em pacientes já inscritos, avaliados e com indicação cirúrgica.

O médico urologista Wagner Porto esclarece que a presença de fimose está entre os principais fatores de risco para o câncer de pênis, doença que no Brasil representa 2% de todos os casos de câncer no homem, sendo mais freqüente nas regiões Norte e Nordeste. No lançamento esteve presente o coordenador nacional da campanha, Aguinaldo Nardi.


Agecom / Foto: Adenilson Nunes


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.