Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribunap/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Ciclista inicia peregrinação de Porto Seguro a Bom Jesus da Lapa conduzindo imagem de santa
 
Sexta, 31 de Julho de 2009  
 

O ciclista baiano Pedro Cassiano Barbosa Filho, de 41 anos, iniciou na madrugada desta sexta-feira, 31, uma viagem que é uma verdadeira peregrinação: saiu de Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro (709 km de Salvador), no extremo sul do Estado, com destino a Bom Jesus da Lapa, oeste baiano. O objetivo do atleta é levar a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira do povoado, ao longo dos 851 km que separam as duas localidades, e de lá voltar com a imagem de Bom Jesus da Lapa até a Igreja de Vale Verde. A viagem de volta será feita de ônibus.

A aventura do ciclista deve durar até o dia 4, quando ele pretende chegar à Lapa, onde acontecerá uma série de festividades em homenagem ao santo padroeiro. Ele se juntará aos cerca de 800 mil peregrinos que são esperados pelos organizadores. Pedro Cassiano, devoto de Nossa Senhora d’Ajuda, conta que foi escolhido pela comunidade local para levar a imagem da santa. Na Lapa, ele se encontrará com o padre Adão Rapala, sacerdote que foi responsável pela igreja que leva o mesmo nome da santa por dois anos e deixou Arraial há pouco mais de um ano e meio.

“O padre me dará uma imagem de Bom Jesus da Lapa e eu a levarei para a igreja de Vale Verde, onde, há uns dez anos, houve um roubo de santos e quase nenhum foi colocado no lugar. Espero que seja um encontro muito bom, pois o padre Adão sempre foi uma pessoa querida entre a comunidade e tenho certeza que serei bem recebido”, disse Pedro Cassiano, que, nas primeiras pedaladas da peregrinação teve um contratempo: a imagem da santa, feita de gesso e carregada em uma mini-capela no bagageiro da bicicleta, quebrou na base e parte da cabeça por causa da trepidação.

“Mas isso não abala a minha fé. Vou com ela até o fim”, disse Pedro Cassiano, que pôs a imagem numa sacola e disse que vai consertá-la. Ele diz que a imagem da santa, de 40 cm de altura, foi feita por várias pessoas. “Cada um fez uma coisa: tem o altar, a pintura, a escultura, o corte da madeira. Foi um trabalho da comunidade. O meu é só levar”, disse o ciclista, que carrega consigo poucas roupas e muito carboidrato (principalmente rapadura) em sua bagagem. Ele lamenta o fato de não estar recebendo ajuda de ninguém para fazer a viagem, bancada por ele mesmo.

“Dormirei em pousadas e pretendo pedalar mais à noite”, revelou ciclista, informando depois que pretende ficar na Lapa até o dia 6. “Quem puder ir me ajudando no caminho eu ficarei agradecido”, afirmou o aventureiro, cuja viagem mais recente de bicicleta foi até o topo do Monte Pascoal e a nascente do Rio Buranhém. “Já fui a Salvador também, pela linha verde e pretendo ainda fazer muitas outras aventuras. Faço isso com muito orgulho”, declarou.


Mário Bittencourt / Agência A Tarde


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.