Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Balcão de Justiça e Cidadania é inaugurado em Barreiras
 
Quarta, 05 de Agosto de 2009  
 

Na tarde desta terça-feira, 4, foi inaugurado mais um Balcão de Justiça e Cidadania em Barreiras. A instalação do órgão é uma parceria do Tribunal de Justiça da Bahia com a Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb). O balcão já atende quatro bairros de Barreiras através das Casas da Família, onde são oferecidos serviços na área jurídica, como divórcio, reconhecimento de paternidade espontânea, pequenas causas de até 40 salários mínimos, entre outros.

Os serviços no novo Balcão de Justiça e Cidadania serão prestados por estudantes do curso de Direito da Fasb que terão o papel de conciliadores e mediadores, os advogados irão atuar como supervisores e os estudantes de Psicologia para conversar com as partes no sentido de coibir os conflitos. A Supervisora jurídica do Balcão de Justiça e Cidadania, Sabrina Farah, disse que no total a equipe é de 80 pessoas. Sendo 60 alunos, um advogado, um professor que ficará responsável pela parte pedagógica e equipe de apoio. “O objetivo do Balcão é promover a conciliação e mediação de pessoas mais carentes que procuram resolver suas questões judiciais”, disse.

A cidade de Barreiras foi a 51ª na Bahia a inaugurar o Balcão de Justiça e Cidadania. Os órgãos estão distribuídos em 26 no interior da Bahia e 25 na Capital. Segundo a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Dra. Silvia Zarif, já estão previstas a inauguração de mais 10 Balcões. Silvia disse ainda que as instalações vão depender dos parceiros para que o órgão atue. “Esta é uma forma que o Tribunal de Justiça encontrou para ajudar as pessoas carentes. Desta forma, firmamos parcerias com prefeituras, igrejas, entidades não governamentais e ainda instituições de ensino”, explicou.

O Juiz e coordenador do Balcão de Justiça e Cidadania, Alerson Mendonça disse que a participação dos estudantes de Psicologia será de fundamental importância no decorrer dos processos judiciais. Ele fez questão de acentuar que os conflitos não são jurídicos, mas de um fenômeno psicológico. “A psicologia vai trabalhar os conflitos entre as partes para que as audiências possam ocorrer de forma tranquila sem causar situações desagradáveis”.

 

Texto e fotos: Marília Fidélis / jornanovafronteira


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.