Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribunap/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Cidadania em Ação: Uma festa de atividades esportivas, serviços sociais e muita música pra você.
 
Quarta, 19 de Agosto de 2009  
 
Evento comemora 90 anos de emancipação política de Caculé

O dia 14 de agosto deste teve uma comemoração diferente dos anos anteriores: o Cidadania em Ação foi um evento realizado com o objetivo de proporcionar um momento de prestação de serviços, descontração e muita diversão a todos os caculeenses. A festa agradou e deixou um “gostinho de quero mais”. 90 anos de Caculé comemorado com uma festa de cidadania.

O evento começou bem cedo com a Alvorada, que contou com a participação da AFFA- Associação Filarmônica Francisco Amaral, passando pelos principais pontos da cidade e finalizou na área da Lagoa Manoel Caculé, onde foi servido um café da manhã.

Às 8 horas, aconteceu a inauguração da nova sede para o PSF do bairro da Estação, que por indicação da Câmara de Vereadores passou a se chamar: PSF Adelina Silva Ferreira. A inauguração contou com a presença de lideranças políticas, equipe de profissionais do PSF, do Governo de Caculé, a família da Sra. Adelina Silva Ferreira (in memorian) e claro, a população.

Após a inauguração, aconteceu a Abertura Oficial do Cidadania em Ação. O evento se concentrou na área da Lagoa Manoel Caculé, onde havia mais de 30 stands que mostravam uma parte de Caculé, o que se produz no município, a sua história, cultura, curiosidades, além de palestras, apresentações culturais, atividades esportivas, parque infantil e palhaços brincando com a criançada e muitos serviços sociais, com a presença do SAC Móvel, stands de Documentação Civil, Imunização, Salão de Beleza, com manicures e cabeleireiros prestando serviços voluntários.

O evento foi fechado com chave de ouro, com muito glamour e modernidade na primeira edição do Caculé Fashion, um super Desfile de Modas de lançamento da coleção primavera-verão das boutiques de Caculé, com participação de modelos profissionais da agência By Klim, de Vitória da Conquista. E para encerrar a noite, o público prestigiou ainda um grande show com Cacau com Leite e Banda Sonata.

Toda a programação desta festa de cidadania foi preparada com muito carinho e empenho. Estiveram envolvidos nesta realização, toda a equipe do Governo de Caculé, através das Secretarias Municipais, sob coordenação do vice-prefeito Beto Maradona, da Primeira-Dama Sônia Maria Pinheiro Novaes Ribeiro, da artista plástica Neide Chaves e da Assessoria de Comunicação.

Também foram peças fundamentais para este momento acontecer a Câmara de Vereadores; a Guarda Municipal, as polícias Civis e Militares; a Cooperativa de Materiais Recicláveis Catando a Vida; a Cooperativa de Costureiras do Alecrim; os participantes das oficinas de manicure, de bijouterias e de Artesanato em Fibras (cursos oferecidos pelo CRAS), os professores: Yara Araújo Coelho, Adailton, Luciene, Carla, Ermosina, Suvineire e Rosânia Cruz; a médica Dra. Onslane Gomes Ramos; o engenheiro agrônomo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Dr. Francisco Garcia; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Ecosol, a Escola Família Agrícola; os cabeleireiros: Paulo Cabeleireiro, Criskim, Tonha Cabeleireira, Meire e Irene; as indústrias locais (representadas pela Dimacol, Evy Decorações, Casa do Fazendeiro, Produtos Truvisco, Cerâmica Barro Forte, Cofreitas e Esquadromil); as lojas de roupas e acessórios (representados pelas boutiques que participaram do Desfile de Modas: Marcela Modas, Visual, Imagem, Di Modas, He Estilo, Atrativa, Dino Modas, Cristina Confecções, Ande Modas, Petúnia Noivas, o Produtor do Desfile Kezinha Produções e os colaboradores: O Boticário, a cabeleireira Núbia e as maquiadoras Juliana Cota e Cláudia); a Associação Filarmônica Francisco Amaral; o site Onda Vip e a Rádio Atalaia. Nossos agradecimentos também à Visual Eletro, Casas Lima, Salão de Yana e a todos aqueles que participaram direta ou indiretamente deste evento.

Um pouco da história do município

Como tudo começou...

A terra ainda era desconhecida em 1854, quando encantou os olhos do negro e escravo Manoel Caculé, que fugindo da escravidão na comunidade de Jacaré, pertencente ao município de Ibiassucê, encantou com a beleza das águas, da terra e do verde às margens da lagoa.

Em nome da liberdade, plantou, colheu e comercializou, e isso lhe permitiu a compra do direito de ser livre, junto a sua proprietária e fazendeira, Dona Rosa Prates.

Ainda conta a história que, assim como o negro fugitivo, a sua antiga proprietária Rosa Prates também não resistiu à beleza das terras e, deslumbrada com a região, resolveu fixar sua residência em Caculé, construindo uma casa e uma capela. Após alguns anos, Dona Rosa Prates doou parte das suas terras ao Sagrado Coração de Jesus, que se tornou o padroeiro do lugar.

Por conta do escravo Manoel Caculé, surgiu a origem do nome da cidade e também à lagoa: Lagoa Manoel Caculé.

O município foi emancipado em 14 de agosto de 1919, durante o mandato do então governador Antônio Ferraz Muniz de Aragão.

 

Ascom Prefeitura Caculé


 
 
Untitled Document
 Comentários:
.1
Quarta, 21 de Julho de 2010 | 22:40  
jeilane - jeilane@ hotmil
gostei muito de aprender sobre esses cometarios decacule
.2
Quarta, 21 de Julho de 2010 | 22:41  
jeilane - jeilane@ hotmil
gostei muito de aprender sobre esses cometarios decacule
.3
Quarta, 21 de Julho de 2010 | 22:41  
jeilane - jeilane@ hotmil
gostei muito de aprender sobre esses cometarios decacule
.4
Domingo, 12 de Setembro de 2010 | 11:10  
maria eufrasia - maeumava@hotmail.com
Sou esposa de : Carlos Antonio da Silva nascido em caculé moramos em Brasilia-DF Gostaria muit de conhecer caculé-Bahia abraços.......................
 
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.