Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Bahia tem 78 casos confirmados de gripe A (H1N1)
 
Quarta, 19 de Agosto de 2009  
 

O estado da Bahia contabiliza, agora, 78 casos confirmados da gripe A (H1N1). A informação é da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De 24 de abril a 19 de agosto deste ano, foram considerados como suspeitos 568 casos, sendo confirmados 78 deles. Outros 101 casos foram descartados, 398 estão em investigação e há apenas um óbito confirmado laboratorialmente.

Dos casos confirmados, 50% são do sexo masculino. A idade média foi de 24 anos, variando de 11 meses a 77 anos. A maioria dos casos confirmados, 75,6% é de residentes em Salvador e os outros residentes nas cidades de Lauro de Freitas (4), Cachoeira (3), Feira de Santana (3), Ilhéus (2) e Porto Seguro, Guanambi e Camaçari (1 em cada cidade). Um dos casos confirmados é residente em Maceió (AL), um em Ribeirão Preto (São Paulo) e outro em Montevidéu, Uruguai.

A Argentina foi o possível local de contaminação para 60% (43 casos), seguido pelo Chile (8), Estados Unidos (2), Uruguai (1) e outros em viagens dentro do Brasil.

Histórico

A gripe A, conhecida como gripe suína, é uma doença respiratória aguda causada por uma cepa do vírus da influenza A (H1N1). Ele é diferente do H1N1 totalmente humano em circulação nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. A partir da identificação dos primeiros casos na Cidade do México, em abril/2009, a doença vem se expandindo ao redor do mundo, assumindo as proporções de uma pandemia.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38° C (graus centígrados), tosse, dor de garganta, mialgias (dores de cabeça ou no corpo), coriza e espirros frequentes. Eventualmente, também são referidos dor abdominal, náuseas e diarréia. A maioria dos casos é da forma leve e branda e não tem requerido internação hospitalar.

Crianças menores de 2 anos e idosos acima de 60 anos, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como diabetes, pneumonias, cardiopatias, hemoglobinopatias, doenças renais crônicas, câncer e em tratamento para Aids ou em uso regular de medicação imunossupressora constituem grupo de risco para complicações pela doença.

Recomendações

Se uma pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde o número de casos da doença é elevado, como Estados Unidos, México, Argentina, Chile, e apresentar sintomas, deve procurar atendimento médico, evitando a auto-medicação e não transitando por espaços com aglomerados de pessoas. No momento, não se dispõe de vacina contra a nova cepa do vírus Influenza A (H1N1) e as medidas de prevenção e controle se restringem a higiene pessoal – em especial a lavagem constante das mãos, com água e sabão ou, na falta deles, com álcool – e evitar locais fechados e de grande aglomeração de pessoas.

Não há razão, neste momento, para suspensão das atividades escolares em função da infecção por influenza A (H1N1), a gripe A, e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, de acordo com o Ministério da Saúde, reitera a recomendação de que alunos, funcionários e professores com sintomas de gripe não devem ir à escola. Essa orientação aplica-se a qualquer época do ano e não apenas para este momento, quando estamos vivendo a ocorrência da gripe A, aplicando-se igualmente a outras doenças como a gripe comum, conjuntivite, diarréia, dentre outras infecções leves transmissíveis.

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.