Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribuna/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Carregamento com 340 toneladas de urânio deixa trânsito lento na BR-324
 
Sexta, 18 de Setembro de 2009  
 

O transporte de um carregamento de urânio deixou o trânsito lento e chamou a atenção de quem passava na BR-324  na noite desta quinta-feira (17). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 25 carretas transportaram cerca de 340 toneladas do líquido radioativo de Caetité até o Porto de Salvador. Três viaturas da PRF acompanharam o carregamento que atravessou avenidas da cidade.

Caetité possui o único complexo mínero-industrial de extração e beneficiamento de urânio em atividade no país. A Unidade de Concentrado de Urânio (URA) de Caetité é operada pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB).  O Brasil possui a sexta maior reserva de urânio do mundo, e a mina baiana, descoberta na década de 1970, está situada entre os municípios de Caetité e Lagoa Real.

Contaminação

Em outubro de 2008, surgiram denúncias de contaminação em poços que integram as Bacias Hidrográficas do Rio de Contas e do São Francisco. Um exame realizado pelo laboratório da Universidade de Exeter, na Inglaterra, a pedido do Greenpeace, indicou que a amostra possuia sete vezes mais índices radioativos do que os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) se defendeu das acusações da Greenpeace de que a água das redondezas de Caetité (BA) estaria contaminada por urânio, devido a excesso do mineral em poços da empresa. “As águas não representam nenhum risco à saúde da população, pois, segundo especialistas, é normal que numa região uranífera, o teor do mineral seja mais elevado em alguns pontos que em outras”, disse em nota à época.

 

correio24horas - Foto: Caetfest


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.