Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribuna/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Projeto Pedrinha de Ferro apresenta: Circo Picolino
 
Sexta, 16 de Outubro de 2009  
 
Será a primeira vez que os artistas do Picolino se apresentam na região

Respeitável público. A clássica abertura dos espetáculos circenses poderá ser ouvida nas cidades de Caetité, Pindaí e Malhada no mês de outubro, quando a trupe do Circo Picolino faz uma jornada pelos três municípios. A atividade integra as ações educativas e lúdicas do projeto Pedrinha de Ferro, de educação ambiental para crianças e jovens promovido pela Bahia Mineração (BAMIN).

Será a primeira vez que a Companhia Picolino se apresenta na região. Os artistas subirão no picadeiro em Caetité dias 16 e 17, em Pindaí, 23 e 24 e em Malhada, 30 e 31. Sendo que as sextas-feiras estão reservadas para alunos das escolas públicas dos municípios e os sábados para o grande público. Serão duas apresentações por dia, às 9h e às 14h30. A entrada para os espetáculos é gratuita, informações para adquirir os ingressos podem ser conseguidas através do Alô BAMIN (77) 3454-4439 ou pelo site www.bamin.com.br.

De acordo com o diretor da companhia, Anselmo Serrat, 18 pessoas estão envolvidas na produção dos espetáculos, entre artistas, músicos e técnicos. "Além dos palhaços, teremos malabares, trapézio e apresentação no tecido suspenso. Será um espetáculo muito interativo, vamos fazer brincadeiras com as crianças o tempo todo, e algumas vão subir no picadeiro para participar dos nossos números", adianta Serrat.   
De forma divertida e didática, a trupe vai trabalhar noções e dicas sobre a preservação do meio ambiente e de como podemos usar racionalmente os recursos naturais. A apresentação terá cerca de uma hora e meia de duração com uma capacidade de 800 lugares para o público.

Segundo a coordenadora do Projeto Pedrinha de Ferro, Mara Ledo, a ida do Picolino para as cidades da região vem reforçar o trabalho desenvolvido durante os módulos do projeto. "É um grande grupo, que tem larga experiência com a arte educação e vai auxiliar na ampliação para alunos de outras escolas da nossa ação pedagógica. É muito importante esse trabalho lúdico com os temas que já trabalhamos com as crianças, como a questão do lixo e do uso racional dos recursos naturais, como a água, por exemplo", disse a coordenadora.

Para a secretária de educação de Malhada, Yonar Conceição Montalvão, a ida do Picolino para o município representa uma grande oportunidade para as crianças, um estímulo ao desenvolvimento cultural. "Nosso município é carente, e o circo é uma grande atração para as crianças. Outra coisa importante é que é uma ação divertida também pode ser muito educativa", afirma Conceição.

O Projeto Pedrinha de Ferro

Mais de 370 alunos participam da primeira edição em Caetité e Pindaí. Em 2010, as atividades serão realizadas em outras cidades da região

Estimular a consciência ambiental em crianças e jovens residentes no entorno do Projeto Pedra de Ferro. Esse é o principal objetivo do Projeto Pedrinha de Ferro, promovido pela BAMIN em parceria com a Fundação Anísio Teixeira. Depois de realizadas as duas primeiras etapas do projeto, capacitação dos instrutores e posteriormente dos professores e diretores das escolas de Caetité e Pindaí, o Pedrinha iniciou a sua fase mais importante, o trabalho com as crianças e jovens.

Os encontros tiveram início nos dias 28, 29 e 30 de julho, com a participação de mais de 370 alunos, das 2ª e 4ª séries do ensino fundamental. Até o início de setembro foram realizadas seis sessões com atividades em sala de aula e extra classe, com temas como  Biodiversidade,  Água,  Lixo,  Energia,  Ar e  Desmatamento.

As atividades fora da sala de aula são as preferidas dos alunos, como a visita ao depósito de lixo de Caetité e o plantio de mudas nos canteiros das escolas. "Espero que eles mostrem aos meninos como cuidar bem das plantas, não jogar lixo em qualquer lugar. E isso é importante na idade que eles estão, pois já vão aprendendo desde cedo. Espero também que eles possam passar o conhecimento para os amigos, vizinhos e para a família", disse a dona de casa Hilda Silva Ramos, mãe de Franciele Aparecida Ramos, estudante do colégio Eponina Gomes, em Caetité.

 

Mateus Ribeiro / Via Press Comunicação


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.