Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/tribuna/public_html/antigo/files/contador.php on line 19
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Brumado realiza 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil
 
Quarta, 27 de Janeiro de 2010  
 

A população brasileira é em sua grande parte vulnerável, pois não tem consciência das ameaças que põem em perigo suas vidas e seus bens e em geral as instituições e comunidades não prestam atenção as ameaças que se confrontam, subestimam aquelas que reconhecem e superestimam sua capacidade de fazer frente a uma crise, dependendo muito da ajuda de emergência quando ocorre o desastre.

Desta maneira é preciso se mudar a cultura existente e começar a realizar ações preventivas, que visam evitar os acidentes e as catástrofes, que na maioria das vezes são resultado da ação do homem.

Para construir uma nova realidade de ações a Defesa Civil tem buscado o envolvimento das instituições e da comunidade para que possam através de um trabalho conjunto promover mudanças de atitudes, ou seja, assumam responsabilidades para efetivar atividades que reduzam os riscos e desastres e construam comunidades mais seguras.   

A administração “Desenvolvimento e Compromisso Social” demonstrando que tem consciência da necessidade do envolvimento dos diversos atores para a realização de ações que busquem o equilíbrio, evitando os desastres, realizou no último dia 21 de janeiro a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil que teve como tema principal: “Prevenção e Assistência Humanitária: Fundamentos para a Organização da Defesa Civil Brasileira”.

A abertura do evento foi realizada pelo gestor municipal que leu a Declaração de Abertura, passando logo em seguida à palavra a presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, Rayra Silva, que ressaltou a importância da Conferência para que a população pudesse participar e relatar os problemas existentes no Município, sabendo-se que o principal deles é a seca. “Convivemos com a seca quase o ano todo e precisamos sempre estar alertas para realização de estratégias que nos ajudem a conviver com esta realidade”.

A coordenadora Rute Carvalhal iniciou agradecendo a gestão municipal pela pelo convite para participar de um momento tão importante na construção e fortalecimento de uma política pública de defesa civil. “O objetivo da realização da 1ª Conferência é chamar a sociedade civil para a construção de uma nova realidade. A falta de cultura com relação à defesa civil é que faz com que muitos desastres aconteçam, pois não temos o hábito da prevenção. Batalhamos sempre na busca de ações que minimizem as catástrofes já ocorridas.”

Continuou dizendo que as comunidades locais é que conhecem os cenários de risco tradicionais e elas devem ter a possibilidade de influenciar nas decisões e administrar recursos que ajudem a reduzir as vulnerabilidades e é esta oportunidade que está sendo dada com a realização da Conferência.

Dando prosseguimento o coordenador adjunto da CORDEC – Coordenação Estadual de Defesa Civil, Paulo Sérgio Menezes Luz fez um breve relato sobre a criação da Defesa Civil no Brasil e sua importância na realização das ações preventivas. Realizou também uma apresentação sobre aquecimento global. “O Estado está disposto a ajudar a Comissão de Defesa Civil de Brumado, pois o município é considerado uma referência aos municípios da região”.

Ao fazer uso da palavra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos comentou sobre a importância da Defesa Civil para o município que está localizado na parte “amarela” do mapa, ou seja, na região do semi-árido, que se tem aprender a conviver com a seca. Continuou falando sobre o decreto de estado de emergência em virtude da falta de chuva e sobre a perspectiva de enfrentamento de um dos anos mais difíceis em decorrência da estiagem. “A convivência com a seca torna o homem mais forte, mas também exige um limite, minando a esperança do sertanejo. Esta resistência pode ser minorada com ações da Defesa Civil. Portanto é muito importante a participação da população”.

A Sra. Rute Carvalhal fez a leitura do Regimento Interno que foi aprovado pelos presentes. Salientou a todos que discutir Defesa Civil é discutir nossas vidas, sendo urgente o estabelecimento de um processo de construção e fortalecimento de uma cultura de defesa civil.

Logo após foi realizada a escolha dos delegados que deverão estar presente na 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil.

Finalizando o evento a presidente da COMDEC, Rayra Silva agradeceu a presença de todos solicitando que sejam multiplicadores no processo de mudança da cultura sobre Defesa Civil.
 

 

 

Ascom/Brumado


 
 
Untitled Document
 Comentários:
.1
Quarta, 10 de Fevereiro de 2010 | 11:46  
RUTE CARVALHAL BORGES
Quero agradecer a presidente da Comissão de Defesa Civil de Brumado a Sra. Rayra Silva pelo convite e hospitalidade extensivo a todo o povo de Brumado e também na pessoa do Exmo. Sr. Prrefeito Eduardo Vasconcelos. Foi super importante construir junto com a comunidade local a cultura de Defesa Civil focada em ações de prevenção, para que no futuro, os desastres sejam minimizados ou até deixem de existir. Um grande abraço e nos encontraremos eu outros momentos importantes desta caminhada! Rute Carvalhal
 
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.