Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Ministério da Saúde libera recursos para SAMU 192 de Brumado
 
Quarta, 24 de Fevereiro de 2010  
 

O Ministério da Saúde autorizou repasse de recursos financeiros para aquisição de materiais, mobiliário e equipamentos de tecnologia da informática e rede para as centrais de atendimento do SAMU 192 dos municípios baianos de Senhor do Bonfim, Bom Jesus da Lapa e Brumado.

Foram destinados para os municípios o valor de 338, 5 mil, sendo que para a central de Brumado, segundo a Portaria nº. 299, de 09 de fevereiro de 2010, os recursos estão orçados no valor de R$ 124.765,21.

O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade o atendimento rápido e imediato diante de emergências. A proposta é contribuir para a redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O socorro é realizado após chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação Médica, que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou quem fez a chamada sobre as primeiras medidas a serem tomadas.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia o melhor procedimento a ser adotado: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde ou hospital; designa uma ambulância de suporte básico de vida (USB) ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma unidade de suporte avançado de vida (USA), conhecida como UTI Móvel. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos de referência para que o atendimento tenha continuidade.

A Central do SAMU 192 de Brumado atenderá a uma população de 402.803 habitantes, relativa aos municípios de: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jusiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires, Tanhaçu. 

O Edital para seleção dos profissionais que atuarão na Central de Brumado está em fase de preparação e em breve deverá ser publicado.

 

 

 

Ascom Pref. Brumado

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.